-
Arquitetos: Sigit Kusumawijaya; Sigit Kusumawijaya
- Área: 634 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:M. Ifran Nurdin, Ade Idea
-
Fabricantes: Acor, Escenium HAUS, Mortar Utama, Teka, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de arquitetura verde foi somado às hortas urbanas neste edifício localizado na região de Cipete, em Jacarta. Esta casa oferece não somente apelo estético e conforto microclimático, mas também agrega valor ao utilizar plantas que podem ser consumidas pelos moradores.
O desafio deste projeto foi conseguir uma casa que suprisse os desejos do cliente. O morador queria uma casa que fosse fácil de manter e que suprisse as necessidades de seu negócio de aluguel de residências estudantis. Além disso, o cliente também queria que a casa abrangesse as questões da horta urbana, atividade que, além de ser um hobby do morador, é positiva para a densa cidade de Jakarta.
Para responder às demandas relacionadas ao jardim e a horta urbana, o arquiteto propôs uma ocupação variada de tipologias de jardim, incluindo plantação convencional no chão, jardins verticais, entre outros métodos. A espaçosa área ajardinada esta localizada na cobertura e pode ser acessada pelo morador no segundo pavimento.
Ao escolher aberturas amplas, claraboias e elementos de ventilação natural, o edifício permite a luz do sol e a ventilação ocorrerem livremente. Com a cobertura vegetal do jardim, boa parte da fachada é encoberta por uma camada de vegetação que filtra o ar que entra no edifício.
A abundância de vegetação em praticamente toda a pele do edifício reduz o microclima tanto do sítio, quanto do seu entorno, trazendo uma ambiência confortável.
O uso de materiais naturais e crus como madeira, paredes sem pintura , piso duro e janelas e portas metálicas,criam uma impressão de estar em um oásis no meio de Jacarta.
O projeto prevê espaços compactos para os módulos estudantis com 3.5 x 4.0 metros contendo sanitário, dormitório e espaço de estudo. Além disso, os módulos são equipados com luz natural vindas de claraboias e janelas e pequenos elementos de ventilação natural que ficam debaixo da mesa de estudos e que podem ser abertos e fechados sempre que necessário.
Acima de tudo, o conceito de horta urbana na escala residencial introduz um estilo de vida saudável, cultivando plantas comestíveis que podem ser consumidas, ao invés de plantar somente plantas decorativas, garantindo a segurança alimentícia da família.